Brasil Sorridente: Como funciona e como participar - C. Tech
Benefícios

Brasil Sorridente: Como funciona e como participar

O programa Brasil Sorridente tem como principal objetivo cuidar da saúde bucal de diversos brasileiros, promovendo acesso ao dentista e cuidados básicos de qualidade.

Afinal, a saúde bucal é de suma importância para a qualidade de vida e bem-estar. No entanto, infelizmente em muitas regiões do país pessoas de baixa renda passam a vida inteira sem conseguir ir ao dentista.

O programa tem justamente o objetivo de aumentar a acessibilidade dos tratamentos. Nós trouxemos um panorama geral para te explicar como funciona e como participar.

O que é o Brasil Sorridente?

Antes de mais nada, é importante entender que o Brasil Sorridente é uma política nacional de saúde bucal, idealizada pelo Governo Federal para dar acessibilidade aos cuidados de saúde bucal.

O objetivo é que a saúde bucal não seja colocada de lado por gestores de municípios brasileiros. Dessa forma, as pessoas passam a ter acesso ao cuidado de um dentista pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Os atendimentos são oferecidos nas Unidades Básicas de Saúde, Unidades de Saúde da Família (USF), Unidades Odontológicas Móveis (UOM), Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) e hospitais. Para além disso, cada Estado deve contar com Laboratórios Regionais de Prótese Dentária (LRPD).

O Brasil Sorridente é um programa para todos os brasileiros

A saúde bucal é de extrema importância para pessoas de todas as idades. Tendo em vista que, é importante prevenir cáries, tratar e garantir que a saúde bucal esteja em dia para favorecer a mastigação e também a questão estética.

Uma vez que, a boca é responsável pelo início do sistema digestivo. E sem a saúde bucal em dia a mastigação de alimentos fica ineficiente.

Além disso, a saúde bucal é importante para o aspecto estético. Toda pessoa deseja ter um sorriso bonito para que possa se sentir bem com sua própria imagem.

Portanto, é interessante aproveitar o fato de ter acesso gratuito ao dentista, visando garantir que as consultas sejam feitas e os tratamentos também.

Todas as pessoas precisam ir ao dentista ao longo da vida

Um ponto muito importante é que as famílias devem começar a levar as crianças ao dentista desde cedo.

Até mesmo quando o dente ainda não nasceu é possível ter orientação de um especialista sobre como cuidar da gengiva da criança.

Dessa forma, a higienização é feita com o intuito de garantir que os dentes venham saudáveis. Garantindo que seja possível evitar cáries e problemas futuros.

Aspecto que faz toda a diferença para que a criança possa ter bons hábitos desde cedo. O dentista não deve ser temido!

O profissional poderá atuar tanto na prevenção quanto no tratamento, orientando a higiene diária, oferecendo tratamento para cáries já existentes e auxiliando a evitar problemas futuros.

Afinal, o processo preventivo não é doloroso e incômodo como o tratamento de canal, por exemplo.

O que faz com que seja interessante aproveitar desde cedo a disponibilidade de atendimento, para garantir que ainda durante a infância bons hábitos sejam construídos.

Dessa forma, a criança evitará perder dentes durante a vida adulta. Contribuindo para que tenha uma boa estética e também possa usufruir de ótimas condições de saúde.

Quais são os tratamentos gratuitos oferecidos pelo programa?

É interessante saber também quais são os tratamentos que você pode usufruir através do SUS, de modo que, possa procurar na unidade mais perto de sua casa, confira:

  • Limpezas;
  • Extrações;
  • Exames bucais de modo geral;
  • Restaurações (tratamento de cárie);
  • Aplicação de Flúor (prevenção de cárie);
  • Remoção de tártaro;
  • Retirada dos sisos;
  • Implante dentário;
  • Aparelho dentário gratuito (Ortodontia);
  • Endodontia (tratamento de canal);
  • Periodontia Especializada (tratamento de gengiva);
  • Cirurgia ortognática;
  • Prótese (dentadura);
  • Biópsias.

Portanto, basta procurar o posto de atendimento mais próximo de sua casa, para que possa usufruir de atendimento especializado.

A partir de então, terá todo o suporte de um dentista do SUS atendendo sua demanda. O que vai ajudar a evitar dores de dente e garantir bem-estar.

Todas as cidades brasileiras aderiram ao programa?

As maiores cidades do país costumam ter unidades preparadas para atender à demanda da população.

No entanto, não são todas as cidades que possuem uma estrutura completa, geralmente os centros de atendimento mais completos estão nas capitais.

As cidades menores costumam ter unidades que atendem as demandas mais básicas como as prevenções, limpezas, aplicação de flúor e outros cuidados básicos.

Deixando o implante e cirurgias para unidades que possuem maior estrutura. Todavia, vale a pena procurar o seu ponto de atendimento para que possa esclarecer suas dúvidas e até mesmo ser orientado pelo dentista que poderá encaminhar para uma outra unidade visando concluir o tratamento.

Dessa forma, terá acesso ao tratamento completo pelo SUS usufruindo de qualidade de vida e bem-estar a partir do cuidado de saúde bucal.

Afinal, a saúde bucal é de grande importância e vale muito a pena procurar ajuda para manter os tratamentos em dia.